Administração Finanças Gestão

Gestão de custos: Determinante para o sucesso

Nas minhas andanças pelas empresas o que mais chamou (e ainda chama) a atenção, infelizmente, é a pouca importância atribuída a um tema que, se bem trabalhado pode se tornar um aliado e fator determinante para o sucesso: estou falando da gestão dos custos.

A implantação de uma gestão de custos independe do setor ou do segmento de atuação, pode ser implantada desde uma pequena empresa ou pequeno comércio e até grandes corporações. Trabalho com custos há 15 anos e neste período tive o privilégio de trabalhar desde a pequena até a grande empresa e o que mais me motivou nestes anos foi perceber a evolução de quem realmente incorporou a gestão de custos frente aos seus concorrentes que achavam que gestão de custos era mais um modismo.

Vou trazer para vocês um exemplo de aplicação no comércio, para mostrar-lhes o quanto uma gestão de custos pode ser útil. Imaginamos um supermercado, onde podemos encontrar diversos setores, cada um com características próprias, que, ao implantarmos uma gestão de custos por exemplo baseado na Margem de Contribuição, podemos identificar o quanto cada setor está contribuindo para a lucratividade da empresa. Mas vamos além… podemos identificar quanto por cento (ou em Reais) cada fruta está contribuindo para o setor de FLV (frutas, legumes e verduras). Ou ainda, quanto cada produto da padaria está contribuindo para o setor padaria… quando cada uma das carnes está contribuindo para o setor açougue e assim por diante.

Com a implantação da gestão de custos o gestor terá em suas mãos informações necessárias por exemplo no sentido de avaliar se é vantajoso manter a produção própria na padaria ou terceirizar. O gestor, com estas informações, terá mais segurança no momento de colocar um item em promoção ou até mesmo identificar em que momento a empresa atingiu seu ponto de equilíbrio.

            Ter uma gestão de custos vai muito além da mera mensuração dos custos, o principal objetivo é identificar quais são suas origens e principalmente como fazer para minimizá-los.

Se uma determinada empresa não tem uma boa gestão de seus custos, a precificação ficará comprometida, pois os gestores não saberão quanto de fato estarão lucrando por cada unidade vendida. Ao contrário disto, a gestão de custos possibilitará aos gestores saberem qual a lucratividade de cada produto e principalmente saberão onde trabalhar para otimizar os custos e aumentar a lucratividade sem aumentar o preço de venda.

Se os gestores se conscientizassem da importância da implantação de uma gestão de custos para a saúde financeira da empresa, com certeza o crescimento seria mais sólido e duradouro.

 

0 comentário em “Gestão de custos: Determinante para o sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: