Carreira Mercado de trabalho Novos negócios

Será que a língua do Tio Sam é tão necessária para o mundo empresarial?

Que o domínio do idioma inglês é importante para a carreira e para se ter um salário melhor, todo mundo sabe. Mas por que será que a língua do Tio Sam é tão necessária para o mundo empresarial? Acredito que empregabilidade e facilidade de comunicação são pontos chave.

Ter um curso superior já não é garantia de bom emprego há anos. Uma pós-graduação, infelizmente, também não. Já o inglês é um diferencial forte, mesmo aqui no interior do Rio Grande do Sul. Temos várias empresas, multinacionais ou não, ao nosso redor. Nunca se sabe quando uma nova vaga será aberta ou se vamos conseguir manter nosso emprego. Sob este aspecto, saber inglês fluente é essencial. Só para se ter uma ideia da situação, é bastante comum empresas entrarem em contato com escolas de idiomas, pedindo por uma indicação. Muitas vezes fazemos até papel de agência de emprego.

Agora imagine que você está empregado, num bom cargo e com certa segurança e surge uma oportunidade de negócio com indianos. Esse negócio é de muita importância para a empresa. Ele vai abrir muitas portas. E aí? Na sua equipe, quem está preparado para encarar? Quem vai conseguir se comunicar em inglês com esse povo de fala rápida, dinâmica e com muito sotaque? Quem tem a habilidade de se sobressair aos demais colegas?

A real é que nunca se sabe o que pode acontecer no mercado de trabalho. Estabilidade é algo que não existe mais nas grandes empresas. Sendo assim, a única arma que temos é o nosso conhecimento. Versatilidade, resiliência e o quanto podemos ser úteis para resolver qualquer questão fazem parte desse “conhecimento”. E nessa guerra, o inglês é o elemento surpresa que pode definir a situação.

0 comentário em “Será que a língua do Tio Sam é tão necessária para o mundo empresarial?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: