Opinião Tecnologia

Sorria, você está sendo filmado!

Recentemente o DETRAN do Rio Grande do Sul iniciou a instalação de câmeras em veículos para gravação dos testes de Autoescola. Em 2017 este procedimento será implantado em todo o estado. Este é apenas um exemplo de vigilância à que estamos expostos em diversas atividades de nossa vida, muitas vezes sem que saibamos que estamos sendo vigiados.

Esta realidade nos lembra de George Orwell que em seu livro “1984” retrata uma realidade de vigilância extrema e invasão dos espaços privados. Não há como esquecer, também, as ideias do filósofo Michel Foucault que retrata, em diversos livros, a vigilância e o controle exercido por toda a sociedade. Na atualidade, uma análise das manifestações de controle precisa considerar a revolução tecnológica. A era digital, que concentra grande parte dos avanços tecnológicos, propiciou a criação de mecanismos de controle cada vez mais sofisticados.

Percebe-se o surgimento e ampliação dos mecanismos de vigilância na vida cotidiana, muitas vezes com nossa anuência. Com normalidade observa-se a instalação de câmeras de vigilância nos locais públicos, a utilização de equipamentos dotados de GPS e com acesso à internet, que possibilitam a localização de qualquer pessoa em qualquer lugar. Em função da sensação de segurança que estes equipamentos transmitem, as pessoas aceitam e se sujeitam à vigilância constante.

Ocorre, ainda, a invasão dos dispositivos de controle na vida privada. Aparelhos televisores com acesso à internet, sites de relacionamento, sites de compras on-line que gravam e arquivam preferências, formam um banco de dados consistente sobre a vida e as compras dos indivíduos. Por um lado, a vigilância nos transmite uma ideia de segurança e de tranquilidade, o que é positivo. Por outro lado, assusta a ideia de sermos vigiados sem nem ao menos sabermos que estamos sendo atores de um filme sem roteiro. 

A tecnologia se desenvolve de tal forma que ainda não temos ideia da abrangência e profundidade que esta vigilância terá no futuro. O que nos resta é sorrir, porque provavelmente estamos sendo monitorados.

0 comentário em “Sorria, você está sendo filmado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: