Inbound Marketing marketing digital

Jornada do cliente digital : o que é e como funciona?

Há uma escolha aparentemente infindável de opções e acesso ilimitado a informações. Consumidores atuais são instruídos e conectados. É cada vez mais difícil se destacar no mercado. Reduzir os preços nem sempre é a melhor estratégia. Mas, então, como é possível atrair e reter mais clientes?

Foque na experiência. Foi-se o tempo em que podíamos acreditar que um cliente iniciava sua jornada de compra quando entrava em uma loja e encerrava assim que concluísse o pagamento. O momento da decisão de compra já estava muito perto. Ele sabia que naquele ambiente resolveria um problema.

Jornada do cliente digital: o que é e como funciona?

A jornada do cliente no inbound marketing, é um modelo que define as etapas pelas quais o cliente passa antes de tomar a decisão de comprar uma solução, serviço ou produto. Essa jornada se baseia no que o consumidor busca em cada estágio, ou seja, quais são as palavras-chave de cada estágio. Essa identificação facilita na hora em que o marketing e o time de vendas entram em ação, pois dá a eles informações assertivas sobre cada etapa de compra, fazendo com que possam atender as necessidades do comprador com precisão.

Organizar o mapa da jornada do cliente é essencial para os momentos de encontro desse usuário com a sua empresa. Com esses dados em mãos, você conseguirá entender as motivações e necessidades dos seus clientes para, assim, oferecer exatamente o que eles necessitam. Normalmente, esse modelo é dividido em 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre as quatro etapas da jornada.

Aprendizado e descoberta – Etapa inicial do processo. O consumidor ainda não sabe que tem um problema ou oportunidade de negócio. O objetivo aqui é estimular o interesse dele por algum assunto e fazer ele identificar que tem um problema ou uma oportunidade de realizar um negócio que lhe interesse.

Reconhecimento do problema – Etapa onde o consumidor identifica o problema ou oportunidade de negócio. Nessa etapa ele começa a pesquisar mais sobre esse problema e possíveis soluções.

Consideração da solução – Aqui, o consumidor já identificou as possíveis soluções para resolver o seu problema e começa a avaliar as alternativas. Nesta etapa da jornada, as empresas precisam mostrar que sua solução é importante, e em geral criam um senso de urgência. Caso contrário, o consumidor vai entender que a solução pode esperar, e que apesar de ter uma solução, existem outras prioridades.

Decisão de compra – Última etapa. O consumidor já selecionou as opções disponíveis e está pesquisando qual delas é melhor. É importante ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções. Seus clientes estão em uma jornada com você. Criar uma boa experiência em cada etapa significa mais para o sucesso de sua empresa do que qualquer outra coisa que você faça.

Quer mapear as 4 etapas acima apresentadas em seu negócio? Quer explorar isso de forma eficaz a fim de atrair mais consumidores e aumentar efetivamente as suas vendas? Entre em contato agora mesmo com a Firma Comunicação.

Especialista em Marketing Estratégico na UPF. Possui experiência na área de inbound marketing, criação publicitária e planejamento mercadológico e de comunicação. Atualmente é Diretor de Marketing na empresa Firma Comunicação de Serafina Corrêa. É planejador de marketing, desenvolvendo projetos de comunicação digital.

0 comentário em “Jornada do cliente digital : o que é e como funciona?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: